Quem não fica meio desesperado ao começar a perceber flacidez e linhas de expressão, as famosas rugas, na pele, quem não?
A partir dos 25 anos, segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), nosso corpo diminui a produção de colágeno. É muito cedo, né, gente, ainda mais quando sabemos que esse lindo é o principal componente da pele e que a pele é o maior órgão do nosso corpo! A partir daí, deixamos de produzir cerca de 1% de colágeno por ano, pode isso? Mas o pior é que não são só as rugas e a flacidez que aparecem. Nossas articulações são diretamente afetadas também.
E aí começa o dilema: suplementar com colágeno adianta ou não adianta?
Vamos lá: o colágeno é uma macromolécula, ou seja, é uma molécula tão grande que nosso corpo não é capaz de absorvê-la quando ingerido de fora pra dentro. E é exatamente por isso que hidrolisamos o colágeno. Você sabe o que é uma hidrólise? De uma forma bem didática, hidrolisar uma molécula é partí-la em partes menores na presença de água. Então, amores, o colágeno hidrolisado é sim absorvido pelo nosso organismo principalmente se suplementado junto com outros minerais e vitamina C. Isso aí…a vitamina C participa diretamente da produção de colágeno, além de ser um dos melhores antioxidantes que podemos ingerir.
Atualmente já existem colágenos peptídicos também, gente. Bom demais da conta, porque podemos ingerir uma dose menor com uma resposta melhor, por se tratar de moléculas muito muito muito pequenas, peptídicas, que são melhor absorvidas pelo nosso organismo.
Mas tenho que tomar colágeno pra sempre? Sim, pessoas, temos! Se temos cada vez menos produção do lindinho, temos sim que consumir “pra sempre”, ou pelo menos, sempre que pudermos.
Tudo isso serve também para o colágeno de uso tópico? Sim. A molécula é a mesma, a finalidade também. O que muda é a apresentação da matéria prima de uso tópico e de uso oral. E agora também já temos um colágeno peptídico de uso tópico que promete redução de 40% de rugas em 8 semanas de uso do protocolo e 60% após 10 semanas.
É claro que eu estou usando, né?